Brincar é o pleno exercício da infância, é ação de alegria e satisfação emocional, assim a criança adquire o seu conhecimento acerca do mundo. A brincadeira deve ser vista como uma condição essencial para a aprendizagem, pois através dela a criança se torna ativa e criativa, desenvolve capacidades como atenção, memória, socialização, imitação, imaginação dentre muitas outras. Internalizando experiências, explora, experimenta, conhece o mundo, a realidade que a rodeia e exerce diversos papéis, elaborando sentimentos, fantasias, conflitos, angústias, medos e aprendendo a se relacionar com o mundo e a se apropriar da história do grupo social do qual faz parte.
Os significados do brincar
No brincar nos constituímos enquanto humanos, é a forma mais significativa utilizada pela criança para comunicar-se consigo, com o seu entorno e também uma forma de auto expressão e de conexão com o mundo adulto. Para entender o mundo adulto e dele participar, ela brinca com jogos de imitação, em casinhas, bonecas e com profissões. São investigadoras natas, e seu desenvolvimento é estimulado por brincadeiras sensoriais e exploratórias. Para conhecer a cultura e as tradições de seu grupo étnico e social, a criança brinca com artes, contação de histórias, cantigas e cirandas; para compreender a natureza e seus fenômenos, e as relações físicas de causa e efeito, existem as brincadeiras com areia, com elementos da natureza e do meio ambiente.
Como o brincar é o pleno exercício da infância
As materialidades precisam ser diversificados de modo que possibilitem explorar a criatividade e a imaginação, de várias cores, tamanhos, texturas e formas o brinquedo invade a vida da criança criando para ela uma diversidade de situações, nas quais experimenta, descobre e inventa uma nova realidade, na qual ela pode se expressar, trazer o tangível ao seu alcance e submetê-lo à sua vontade.
Vygotsky (1984) descreve o jogo e a brincadeira em si, como atividade em que a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos. Um aspecto importante é que no faz-de-conta, a criança passa a dirigir seu comportamento pelo mundo imaginário, isto é, o pensamento está separado dos objetos e a ação surge das ideias.
A brincadeira simbólica, vai além de uma atividade lúdica, ela pode revelar muito dos interesses individuais da criança, suas necessidades e o nível de desenvolvimento cognitivo já alcançado.
Simbolizar depende do desenvolvimento da função simbólica, capacidade de representar algo e criar imagens mentais. Essa habilidade está totalmente entrelaçada com desenvolvimento da linguagem e com a construção do sujeito, afinal brincar é o pleno exercício da infância.